segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Projecto "De Mãos Dadas Pela Vida"


Somos um grupo de alunas do terceiro ano do curso de Animação Sociocultural, da Escola Superior de Educação de Portalegre e, no âmbito da disciplina de Projecto vamos desenvolver uma actividade no Centro de Recuperação de Menores de Assumar.


Com este projecto temos como objectivo realizar actividades culturais, sociais, educativas e lúdicas que permitam à criança interagir e integrar-se no meio onde está inserida bem como participar voluntariamente, em todas as actividades que lhe são propostas, contribuindo assim, para um melhor ambiente na instituição.


Assim, iremos proporcionar uma interacção entre a comunidade de Assumar, as crianças das escolas Básicas do 1.º Ciclo de Monforte e de Assumar e o Lar da Misericórdia de Monforte, através de um conjunto de actividades (Animação Desportiva, Sons e Ritmos, Hora da Fantasia, Teatro Negro e Jogos Tradicionais), umas dirigidas exclusiamente para as utentes da instituição e outras para a participação voluntária da comunidade.


O Projecto decorrerá no dia 18 de Janeiro no Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro de Assumar, das 10h às 17 horas.

Cronograma





Programa de Actividades



Centro de Recuperação de Menores D.Manuel Trindade Salgueiro


Programa do Projecto Sociocultural a ser realizado no dia 18 de Janeiro de 2008


10:00 Animação Desportiva

  • Actividade dirigida às utentes da Instituição;
  • Com a participação do Professor João Vintém da Escola Superior de Educação de Portalegre.

Local: Sala Polivalente da Instituição.


11:00 Sons e Ritmos


  • Actividade dirigida às utentes da Instituição;
  • Com a participação do Professor de Música do Conservatório Regional de Portalegre, Jorge Gargaté.

Local: Sala Polivalente da Instituição.


11:00 Hora da Fantasia


  • Actividade dirigida às utentes mais debilitadas da Instituição;
  • Com a participação das alunas do 3º ano do Curso de Animação Sociocultural.

Local: Sector Nossa Srª. De Fátima (Instituição).


12:00 Pausa para almoço

15:00 Teatro Negro

“O Teatro Negro relata em forma de conto infantil a história da Fundação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus utilizando uma técnica de marionetas e luz negra, onde o texto apresentado é gravado em suporte digital”


  • Actividade dirigida à comunidade de Assumar;
  • Com a participação do grupo de utentes e colaboradores do CRM de Assumar onde os actores são, maioritariamente, utentes do Centro com deficiência mental e motora.

Local: Sala Polivalente da Instituição.

15:30 Jogos Tradicionais

  • Actividade dirigida a todos os participantes (crianças, idosos e tentes da instituição).

Local: Sala Polivalente da Instituição.

Caracterização Geral do Projecto Sociocultral

Público-Alvo




Utentes do sexo feminino entre os 3 e os 52 anos de idade no Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro.

A Razão pela qual a instituição é intitulada como sendo para menores, e no entanto, estarem ao se abrigo utentes com mais de 18 anos, é pelo simples facto de estas depois de terem atingido a maioridade já na instituição, não terem um lar que as abrigue.


Objectivos Gerais do Projecto:
  • Dinamização da instituição;
  • Valorização das diversas potencialidades da instituição;
  • Promoção da socialização (alunos, idosos, comunidade em geral e utentes da instituição);
  • Promover o desenvolvimento integral e participado;
  • Desenvolvimento da capacidade criativa em contexto lúdico;
  • Estabelecer um contacto directo entre as alunas e uma realidade até ao momento desconhecida (população com deficiência mental).

Objectivos Específicos do Projecto:

  • Fomentar o sentido de partilha, de cooperação e de socialização;
  • Favorecer o convívio inter-geracional;
  • Realizar actividades lúdicas e de dinamização no espaço, contribuindo assim para o convívio e para o estabelecimento de relações inter-grupais;
  • Elevar os níveis de participação voluntária entre todos os utentes.

Parcerias:

  • Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro de Assumar;
  • Câmara Municipal de Monforte;
  • Escola Superior de Educação de Portalegre;
  • Escola Básica de Monforte;
  • Escola Básica de Assumar;
  • Lar da Misericórdia de Monforte.

Divulgação:



Recursos Humanos:

  • Aunas do 3.º Ano do curso de Animação Sociocultural;
  • 5 auxiliares de educação;
  • 6 professoras do 1.º Ciclo das Escolas de Monforte e de Assumar;
  • 2 professores convidados;
  • 46 alunos das escolas do 1.º Ciclo de Monforte e de Assumar;
  • 9 Idosos do Lar da Misericórdia de Monforte;
  • Motorista da Câmara Municipal de Monforte.

Recursos Materiais:

  • Autocarro;
  • Materiais para a construção de instrumentos (meias, guizos, vasos, copos de plástico, arroz, fita adesiva, fita-cola, cola, caixa de cartão, colheres de plástico, garrafas de iogurte, papel de lustro, tesouras, guaches e aguarelas);
  • Materiais para os Jogos Tradicionais (jogo do burro, jogo da malha e jogo das latas);
  • Material para a Animação Desportiva (Body Ball - tamanho 45, bomba, bolas de espuma - vários tamanhos, pinos, raquetes, pinos de Bowling, alvo, balões, colheres de plástico, bolas de ping-pong e rádio);
  • Material para a Hora da Fantasia (2 fantasias (palhaço), balões para moldar e rádio).

Orçamento(estimativa):

  • 22 € na publicidade (cartazes e folhetos);
  • 20 € em recursos materiais;
  • 35 € em transportes (gasolina);
  • 10 € em contactos telefónicos.
  • Total: 87 €.


Contexctualização das Actividades



É com o corpo que as pessoas exploram e reagem aos estímulos do meio envolvente. A educação do corpo, do gesto, da audição, da voz e da visão, desenvolve o campo das possibilidades de interpretar o mundo, de exprimir o pensamento e de criar.
Assim, as experiências sensoriais, o desenvolvimento do seu imaginário, ou o transpor plasticamente das suas sensações vai contribuir para o desenvolvimento bio-psico-sócio-motor do indivíduo. Pretende-se por isso, alargar o campo de experiências deste público-alvo, de forma a que possam desenvolver a sua sensibilidade, imaginação e sentido estético.



Animação Desportiva


Estar activo faz parte da natureza do jovem; sentir o corpo em movimento e em plena actividade física, é uma forma privilegiada e natural de expressar e comunicar cineticamente o que se sente; a actividade desenvolve capacidades de observação e atenção e leva a pessoa a envolver-se e a participar.
A coordenação psico-motora é importante para o desenvolvimento global do indivíduo e para a prática desportiva. A motricidade pode ser trabalhada através de exercícios práticos ou até mesmo através de jogos.
Com esta actividade temos como objectivo melhorar a percepção do próprio corpo, a coordenação de movimentos, lateralidade, flexibilidade e tonicidade muscular.

Esta actividade é realizada através de um circuito constituído por quatro estações: Body Ball, Raquetes, Bowling e o Alvo, participando em cada uma delas um grupo de utentes. Todas as estações estão previstas acontecer em simultâneo tendo cada uma delas uma duração de cerca de 10 minutos. Cada uma de nós (membros do grupo) fica encarregue por uma estação, sendo orientadas pelo professor João Vintém da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Na estação do Body Ball (tamanho 45) (Helena Fé):
1.º - Explorar a bola (brincar);
2.º - Atirar a bola ao ar, bater palmas e agarrar a bola outra vez;
3.º - Juntar dois a dois e fazer diversos exercícios (trabalho de cooperação).
Na estação das raquetes (Inês Belém):
1.º - Segurando a raquete com a mão, manter a bola (tamanho de uma bola de ping-pong) na raquete
[1];
2.º - Equilibrar a bola na raquete, caminhando cerca de três metros.
3.º - Fazer toques com a raquete sem deixar cair a bola.
Na estação do Bowling (Rita Santos):
1.º - Derrubar os pinos;
2.º - Aumentar a distância entre o jogador e os pinos.
Na estação do alvo (Mónica Garcez):
1.º - Acertar no alvo;
2.º - Aumentar a distância entre o jogador e o alvo.
Depois de todos os grupos passarem pelas diferentes estações, temos previsto desenvolver uma última actividade em conjunto, na qual o material a ser utilizado são os balões.
1.º - Duas a duas, as utentes dançam ao som da música colocando as mãos atrás das costas e segurando o balão com a testa sem o deixar cair.
2.º - Rebentar os balões com as mãos.
[1] As utentes que têm dificuldade na movimentação dos membros superiores, por motivos de deficiência ou até mesmo pela inexistência deles, desenvolvem a actividade com um material diferente (segurar uma colher de plástico com a boca tentando assim manter o equilíbrio da bola).


Sons e Ritmos


A música é uma arte e como tal deverá ser sempre encarada como um meio de cultura humana, ajudando na formação e alargando a cultura geral do indivíduo.
A música não é inútil, nem supérflua, nem destinada apenas a uma determinada categoria de pessoas particularmente dotadas ou afortunadas. É necessária e benéfica e é acessível a toda a gente, em qualquer das suas diversas formas.
O seu objectivo é realmente desenvolver o ouvido musical, o sentido rítmico, o reconhecimento e reprodução de frases musicais, cada vez mais complexas. Acima de tudo, o jovem tem necessidade de se exprimir e de criar e a música apresenta-se-lhe como um dos melhores meios para satisfação destas necessidades.
Os instrumentos musicais são óptimos meios expressivos, emprestando às realizações nesta área, um maior colorido, uma maior riqueza sonora.
Como tal, com esta actividade temos como objectivo o desenvolvimento das capacidades individuais de técnicas e execução instrumental bem como a construção de instrumentos musicais rudimentares introduzindo o aproveitamento de materiais e objectos.
Assim, com a construção dos instrumentos musicais inserimos também a expressão plástica.
A expressão plástica constitui a par da expressão dramática e da expressão musical, uma trilogia das chamadas expressões artísticas, contribuindo com a sua especificidade para o desenvolvimento das aptidões técnico-manuais de cada indivíduo.

Esta actividade irá começar no dia 15 de Janeiro com a construção dos instrumentos musicais que irão ser utilizados no Sons e Ritmos a decorrer no dia 18 de Janeiro. Como instrumentos temos previsto: maracas (copos de plástico e arroz), guizos (meias com guizos), tambores (vasos de vários tamanhos), xilofone (frascos com água), pau de chuva (rolos de papel e arroz), adufe (caixa com arroz) e pandeiretas (cartão e caricas).
No dia do projecto (18 de Janeiro), esta actividade irá ser dirigida pelo professor de música Jorge Gargaté do Conservatório Regional de Portalegre.


Hora da Fantasia (a decorrer em simultâneo com a actividade de Sons e Ritmos)

O objectivo do grupo é ir ao encontro da minoria existente neste público-alvo, as crianças do sector 2 (Nossa Senhora de Fátima), onde se encontram as meninas com um grau de deficiência mais profundo não conseguindo, assim, fazer qualquer tipo de movimento.
Deste modo a actividade consiste na visita de duas animadoras caracterizadas de palhaço (dois membros do grupo), a este mesmo sector. A este local irão levar um pouco de música e animação, com balões e muitas brincadeiras à mistura.

Teatro Negro

A expressão dramática é um dos meios mais valiosos e completos de educação. Em relação ao jovem, ajuda-o eficazmente no seu processo de desenvolvimento pondo em jogo a sua expressividade, a sua criatividade e a sua consciência de valores, ao mesmo tempo que o ajuda no seu relacionamento social, dado que as actividades de expressão dramática em grupo implicam a colaboração de todos os membros, unindo as suas acções para conseguirem atingir um objectivo comum.
A expressão dramática é da maior importância para a dinâmica de grupo, facilitando ao animador o conhecimento das diferentes manifestações da personalidade do jovem e permitindo a este uma melhor aquisição de conhecimentos e adaptação ao meio, oferecendo-lhe excelentes meios de expressão e de projecção da sua fantasia, emotividade e sensibilidade.

O Teatro Negro relata em forma de conto infantil a história da Fundação da Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus utilizando uma técnica de marionetas e luz negra, onde o texto apresentado é gravado em suporte digital.
A assistir ao Teatro Negro iremos ter as crianças das Escolas Básicas do 1.º Ciclo de Monforte e de Assumar, idosos do Lar da Misericórdia de Monforte e toda a comunidade em geral que queira comparecer.

Jogos Tradicionais


Com a realização de Jogos Tradicionais, tais como, o jogo do burro, o jogo da malha e o jogo das latas, pretendemos promover o espírito de equipa, fomentar o sentido de partilha, promover o convívio inter-geracional, promover a socialização e a participação voluntária.

Nesta actividade iremos ter como participantes as crianças das diferentes escolas, os idosos do Lar, as utentes da instituição e a população em geral.

Avaliação

A nível geral, o desenvolvimento do Projecto “De Mãos Dadas Pela Vida” decorreu conforme as nossas expectativas iniciais.
O trabalho de sensibilização das alunas e professores das escolas participantes de Monforte e Assumar bem como o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Monforte, foi um sucesso uma vez que aderiram em grande número.
Todas as actividades que decorrerem durante o dia 18 de Janeiro foram, na nossa opinião bem estruturadas e principalmente respeitaram sempre as capacidades e limitações da cada utente dando-lhes sempre muita atenção e carinho.
Para além disto todas actividades proporcionaram o convívio, a interacção, a participação e a boa disposição entre todos os participantes, ficando assim, a sensação de dever cumprido.
Agradecendo desde já ao professor Avelino Bento pela sua atenção e disponibilidade que nos demonstrou sempre, ao Centro de Recuperação de Menores de Assumar, por todo o apoio prestado, à Escola Básica de Monforte e de Assumar bem como ao Lar de Idosos da Santa Casa de Misericórdia de Monforte pela sua participação e por fim aos professores João Vintém e Jorge Gargaté que nos ajudaram de certa forma a enriquecer o nosso Projecto.

Conclusão

Ao realizarmos este projecto sociocultural no Centro de Recuperação de Menores D.Manuel Trindade Salgueiro em Asssumar (Instituição Particular de Solidariedade Social que se dedica ao tratamento e reabilitação de crianças e jovens portadoras de deficiência mental) para o culminar do Curso de Animação Sociocultural na Escola Superior de Educação de Portalegre, tivemos a oportunidade de contactar de perto com uma realidade até ao momento desconhecida.
Torna-se assim, cada vez mais necessária a criação de instrumentos e estratégias que visem promover a igualdade de oportunidades e a integração plena destas crianças ou grupos sociais menos favorecidos.
Como tal, não devemos excluir uma pessoa por sofrer de qualquer tipo de deficiência, muito pelo contrário, cabe-nos a nós animadores encaminhá-la e inseri-la na nossa sociedade.
Há ainda a salientar que a construção do blog tornou-se uma mais valia no sentido em que nos permitiu ter um contacto mais directo com as novas tecnologias proporcionando assim desenvolver um trabalho de maior interesse e criatividade.
A parte prática do projecto constou no desenvolver de actividades de carácter pedagógico e de animação sociocultural com as cerca de 120 utentes desta instituição, respeitando as suas capacidades, dando-lhes atenção, carinho e respeitando as suas limitações. No final deparámo-nos com crianças visivelmente descontraídas, animadas, felizes e acima de tudo crianças em momentos de inclusão e aceitação natural.
Como balanço final, pensamos que o trabalho de sensibilização dos alunos e professores das Escolas convidadas a participar, o Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Monforte bem como a comunidade em geral, foi um sucesso uma vez que aderiram em grande número.Em suma, este projecto foi, em nosso entendimento, de encontro às nossas (equipa) expectativas iniciais bem como de encontro às necessidades, interesses e expectativas da instituição tornando a realização do mesmo num momento de convívio, interacção e participação tendo superado assim, tudo e todos e ficando a certeza na memória de cada um como um momento mágico.

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