quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O Animador numa Instituíção

Uma das funções fundamentais do animador, é a de desenvolver uma diversidade de actividades/atitudes comunitárias, numa dada comunidade, tendo como finalidade ajudar o desenvolvimento da própria, partindo do pressuposto de que a comunidade se forma a apartir de um todo (grupo) e da união entre os seus membros.

"O Animador é uma pessoa que actua com pessoas ou grupos e em diversas comunidades" (Badesa, 1995)

Funções da Animação

Segundo Badesa a animação sociocultural tem as seguintes funções, finalidades e objectivos:
  • A integração e adapatação;
  • O desenvolvimento;
  • A regulação social.

Finalidades:

  • Universalização, integração social;
  • Normalização;
  • Descentralização;
  • Participação;
  • Intervenção sociocultural.

Objectivos:

  • Oportunidade de trocar ideias e expressar-se livremente;
  • A promoção da vida, respeito e aceitação;
  • Diminuíção do vazio sociocultural entre estratos sociais.

Conceito de Animação Sociocultural

Segundo Bento (2003) numa tentativa de definição, a Animação poderá ser "...hipotese de um método organizativo de lazer associado às técnicas da recreologia, poderá funcionar numa lógica universal de ocupação de tempos livres. O poder ser potencialmente, um movimento social de emancipação de massas, conducente a uma expressão popular, poderá corresponder ao desejo de definição estética de um quadro contextualizado de artistas e intelectual. O poder funcionar como um sucedâneo de ideologia participativa na direcção de uma evolução social sem conflitos ou como um instrumento de subversão, tem hipóteses de poder ser um instrumento com função da regulação social, priviligiado pelos cientistas sociais e politicos." (p. 119)

Conceito de Deficiência

Segundo a O.M.S. (Organização Mundial de Saúde), deficiência é uma "...perda ou anormalidade da estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica... relativa a toda a alteração do corpo, de um orgão ou de uma função qualquer que seja a sua causa...". Qualquer tipo de deficiência provoca incapacidades e este termo reflete as consequências da deficiência em termos de desenpenho e actividade funcional do indivíuo, conforme a O.M.S. "... é a retrição entre a deficiência e a capacidade para realizar uma actividade da forma considerada normal".

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro - Assumar
"As pessoas com deficiência mental são tão distintas entre si como o são aquelas que não a possuem"
(Alonso, Miguel Angelo)

Conceito de Projecto

“Este conceito diz respeito a um conjunto interrelacionado de actividades concretas e coordenadas entre si, que se realizam com o fim de produzir determinados bens e serviços capazes de satisfazer necessidades ou resolver problemas.” (In: Mª José Aguilar, Como elaborar proyectos para la Unión Europea. Madrid, Editorial, CCS, 2001).