segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Historial da Instituição - Centro de Recuperação de Menores de Assumar

A Freguesia de Assumar, concelho de Monforte, alberga uma das mais importantes instituições portuguesas de recuperação de menores. São 120 as meninas, com deficiência mental, com idades compreendidas entre os 3 e os 52 anos de idade, que habitam neste Centro, cujo nome advém do facto de, aquando da sua inauguração, ser arcebispo de Évora (Assumar pertence à Arquidiocese de Évora) D. Manuel Trindade Salgueiro. O arcebispo resolveu assinar um acordo protocolar com o Instituto de Assistência Psiquiátrica em 1968, altura em que o Centro abriu as suas portas.
No Centro de Reabilitação funciona uma Escola sendo os professores pagos pelo Ministério da Educação. Esta valência tem por objectivo permitir o acesso ao ensino a todas as meninas que não se podem deslocar aos estabelecimentos escolares, porque todas as que o podem fazer frequentam estabelecimentos no exterior.
Já passaram 37 anos desde o dia em que o centro de Recuperação de Menores D. Manuel Trindade Salgueiro, situado na freguesia de Assumar, concelho de Monforte começou a funcionar.
Após o acordo protocolar para aqui se instalar a Instituição, o arcebispo fez um convite às Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus para virem trabalhar com as meninas, onde actualmente se encontram sete irmãs.
Ao longo destes anos tem acolhido muitas crianças e jovens do sexo feminino e vindas de Norte a Sul do País, portadoras de deficiência mental, o que faz também desta casa a segunda entidade empregadora do Concelho de Monforte. Mais de 50 auxiliares acompanham diariamente todas as meninas acolhidas no Centro de Recuperação. Para além das auxiliares a Instituição conta também com uma psicóloga, uma fisioterapeuta, um assistente social, um médico psiquiatra, uma voluntária de psiquiatria e dois médicos de clínica geral.
Dividido em três unidades – Nossa Senhora de Fátima, onde estão as meninas doentes profundas mas que não andam, São João de Deus onde se encontram as jovens que também são doentes profundas, mas que andam e a unidade de Santa Teresa que tem as meninas mais autónomas, mas que têm outras doenças associadas á doença mental.
“As meninas de Assumar”. É por este nome carinhoso que são conhecidas todas as jovens e crianças que pertencem ao Centro de Recuperação de Menores. Aqui, as 120 meninas com deficiência mental, em grande parte associada á deficiência física são tratadas com um carinho e uma dedicação muito especial por parte das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e por todos os funcionários que diariamente lhes oferecem todo o seu amor.

Freguesia de Assumar

Assumar é uma freguesia do concelho de Monforte, distrito de Portalegre, com 63,68 km2 de área e 687 habitantes (censos de 2001).
Apesar de não ser muito grande, Assumar tem alguns monumentos que são dignos de uma visita, como por exemplo: a Igreja Matriz, o Fontanário da Vila, o Fontanário do Rossio, o Edificio da Antiga Escola, o Monumento da Cruz, o Relógio de Sol, o pano de muralha, a Praça de touros e a Fonte em cascata, entre outros.

Concelho de Monforte

O Concelho de Monforte situa-se no Alto Alentejo, no distrito de Portalegre. Confina, a Norte, com os Concelhos de Portalegre e Crato, a Nascente com Arronches e Elvas, a Sul, com Borba e Estremoz e a poente, com Fronteira e Alter do Chão.
O concelho de Monforte integra quatro Freguesias, respectivamente Monforte ocupando cerca de metade da área municipal, Assumar a Norte, Vaiamonte a poente e Santo Aleixo a Sul.
Do ponto de vista viário, o Concelho de Monforte sugere um bom nível de acessibilidades, assumindo a Vila de Monforte uma posição central entre Portalegre e Estremoz, destacando-se desde logo o atravessamento de Monforte pela IP2, via estruturante de reconhecida importância para este território.

Imagens da Cidade de Portalegre


Várias Imagens da Cidade de Portalegre






Cidade de Portalegre

Portalegre é uma cidade portuguesa, capital de distrito na região do Alentejo e sub-região do Alto Alntejo, com cerca de 15800 habitantes.
É sede de município com 446,24 km2 de área e 25980 habitantes (censos de 2001), subdividido em 10 freguesias. O Municipio é limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste por Espanha, a sul por Arronches e Monforte e a oeste pelo Crato.